sábado, 7 de julho de 2012

São Miguel do Arcanjo: Padroeiro de São Miguel do Gostoso


São Miguel Arcanjo foi escolhido como Padroeiro da cidade de São Miguel do Gostoso e tem sido referência de uma história de fé conhecida na comunidade. A história começa no dia 29 de dezembro do ano de 1889 quando o Sr. Miguel Félix plantou na comunidade um símbolo forte de vitalidade, construindo na vila em agradecimento a uma graça alcançada, uma Igreja e colocando nela a imagem de São Miguel Arcanjo.
Com o passar dos tempos esse patrimônio histórico se manteve desaparecido bem no centro da fachada da capela por muitos anos. Um dia quando dois moradores da cidade instalavam um novo equipamento de som na capela, ela foi encontrada num *nicho: reentrância feita na parede para abrigar imagens. Perdida no tempo, ressecada pelo sol, a imagem feita de madeira foi resgatada, toda coberta de poeira, em péssimo estado de conservação.
 Os moradores limparam a imagem, colaram uma das asas que havia caído enquanto a tiravam da parede e, depois um deles guardou-a consigo durante um tempo e em seguida a devolveu para a sacristia. A imagem foi restaurada e junto com ela a memória de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário